sexta-feira, 4 de março de 2016

Autofonia

Boa noite pessoal, suave?
Sexta-feira. Hora de curtir mais um final de semana. Que tal aproveitar o tempo e descer na praia para tomar um banho de mar. Então é hora de arrumar as malas, pegar os amigos e seguir rumo ao litoral, descendo a serra. O único lado ruim é aquela sensação desagradável de ter o ouvido tampado quando descemos a serra. Mas, porque isso ocorre? A física pode explicar isso!
O entupimento dos ouvidos é conhecido como autofonia. Isso é comum quando ocorre pela diferença de pressão entre o ambiente e seu ouvido interno, mais especificamente na membrana do tímpano, localizada entre sua orelha externa e média. Esta membrana capta as vibrações do ar e vibra também, acionando os ossos do ouvido que transmitem o com para o ouvido interno. Quando a pressão externa é diferente da pressão interna no ouvido, a membrana é estirada, não exercendo suas funções normais, dando a sensação que estamos com os ouvidos tampados e, em alguns casos, sentimos até dor. Isso ocorre quando descemos a serra, viajamos de avião e até mesmo fazemos um mergulho.

Uma forma de evitar que este fenômeno aconteça é através da compensação da tuba auditiva, que envia a pressão do ar da porção posterior do nariz até o ouvido médio. Traduzindo: Ao beber um líquido, bocejar, engolir saliva ou mastigar seu corpo equilibra a diferença de pressão, corrigindo a autofonia. Algumas pessoas optam por mascar chicletes durante a viagem para evitar a autofonia, o que é válido. Só não vale depois jogar o chiclete pela janela do carro. Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário