sexta-feira, 18 de março de 2016

Chama da vela

Boa noite pessoal, suave?
Puxa vida. Acabou a luz em casa. Bom, o jeito é ficarmos a luz de velas hoje. Ainda bem que após acender a primeira vela, fica mais fácil para acender as outras. Mas, você já notou que, mesmo quando deitamos a vela, a chama fica sempre voltada para cima? Será que a física explica isso? Claro que sim. Então, aproveitem para compreender mais esta suave curiosidade.
Durante o processo de queima da vela, o oxigênio proveniente do ar frio ajuda a alimentar o fogo. O ar mais frio é atraído pela chama por conta das chamadas correntes de convecção. A chama da vela possui diversas partículas resultantes da queima do pavio. Os gases resultantes da queima estão localizados no topo da chama da vela e são menos densos que o ar ao redor, sofrendo assim menor ação da gravidade. Isso faz com que a chama da vela fique sempre apontada para cima, independente da posição da vela (em pé ou deitada).

É isso aí pessoal, agora é esperar a companhia de energia elétrica resolver o problema de energia aqui do bairro. Enquanto isso, vou aproveitar a oportunidade para um jantar romântico com a minha esposa. Afinal, faz tempo que não jantamos a luz de velas. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário