sexta-feira, 1 de abril de 2016

Óculos 3D

Boa noite pessoal, suave?
Ah, nada como um cineminha de sexta-feira para relaxar. Hora de comer aquela pipoca quentinha na manteiga e curtir um filme bem bacana. E para comemorar a primeira sexta-feira do mês, vou assistir um filme 3D, com um óculos estranho, não acha? Mas, você sabe como funciona o óculos 3D? Então, prepare-se para mais uma dica suave em 3, 2, 1…
Nós, seres humanos, possuímos visão binocular, ou seja, cada olho enxerga uma imagem diferente, e nosso cérebro é responsável por “somar” as imagens em uma só. É a diferença angular dessas imagens que permite ao cérebro nos auxiliar na percepção de profundidade. Para assistirmos filmes 3D mais antigos, usávamos óculos com lentes coloridas, uma lente azul e uma lente vermelha. Além disso, as imagens incluíam duas camadas de cor, uma azul e outra vermelha, e um olho enxergava a seção vermelha da imagem e o outro a seção azul. Por conta da diferença das duas lentes o cérebro interpretava a imagem como 3D.
No entanto, algumas pessoas relatavam mal estar ao usarem esta tecnologia. Foi aí que surgiram os óculos polarizados. Nesta nova tecnologia, mais cara e complexa, é possível manter as cores originais. No cinema, as imagens são lançadas na tela por dois projetores, sendo que um emite ondas de luz verticais e o outro emite ondas de luz horizontais. Já cada lente dos óculos possui um filtro de polarização diferente. Uma lente filtra as ondas polarizadas na vertical e a outra na horizontal. Assim, cada olho recebe a imagem de um projetor, e a soma das duas imagens causa o efeito 3D.

Simples, não. Agora, o filme vai começar. Hora de desligar o celular e viajar por mais uma história. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário