segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Ar condicionado

Ufa, que calor. Dessa vez nem o ventilador deu conta do recado. Está na hora de investir em um ar condicionado. Mas, como funciona um ar condicionado? E onde eu devo instalar? Preparem-se amiguinhos, que é hora de mais uma dica suave e refrescante.
A energia não pode ser criada ou destruída, apenas transformada. O ar condicionado transfere a energia térmica de um ambiente para outro, ou seja, transfere a energia da sala a ser refrigerada para o ambiente externo. O ar quente entra no condensador e passa por fora da serpentina, que contém um fluido refrigerante. Este torna-se líquido, e vai para o evaporador, cuja serpentina está no ambiente externo. O ar passa pelo evaporador e é resfriado, e o líquido refrigerante é novamente evaporado. Por conta do resfriamento do ar, podemos notar que começa a pingar água do equipamento. Isso acontece porque como o ar cede calor para a serpentina e é refrigerado, e as moléculas de água dispersas no ar condensam por fora da serpentina.

Um ponto interessante é a instalação do ar condicionado. Este refrigera o ar por meio de correntes de convecção. Essas ocorrem em razão das diferenças de densidade do ar frio e do ar quente. O último, sendo menos denso, sobe e o ar frio, mais denso, desce. Por este motivo devemos instalar o ar condicionado sempre na parte superior do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário