sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

celular e direção não combinam!

Boa noite pessoal, suave?
Carnaval. É hora da folia, das brincadeiras e de muito samba no pé. Uns vão se acabar na avenida. Outros vão viajar e curtir a praia com os amigos. Muito bem. É hora de mandar uma mensagem para meu amigo, combinar horário de saída, passar no mercado para comprar as coisas. Ufa, quanta coisa. Então, para ganhar tempo, vou enviar a mensagem enquanto estou dirigindo, certo? Errado! E a física explica o porque isso é errado. Quer apostar?
Nós, seres humanos, reagimos a algum estímulo visual, auditivo ou sensorial. O tempo de reação é muito importante para as atividades que exigem atenção, como cortar objetos/alimentos, evitar nos queimarmos, e dirigir. O departamento de transportes dos Estados Unidos informa que você tem 4 segundos de distração apenas vendo quem está te ligando no celular. Parece pouco tempo, mas supondo uma velocidade média de 50 km/h, isso equivale a um deslocamento de 55 metros. Se pensarmos em uma estrada, a 100 km/h, o deslocamento será de 110 metros. A instituição de pesquisa inglesa RAC Foundation revela que, ao enviar uma mensagem, seu tempo de reação é retardado em 35%. Somando o tempo da espiadinha, o tempo de reação aumenta muito e o risco de você sofrer um acidente será muito maior.

Então pessoal, a dica suave de hoje é: se dirigir, não beba e não use o celular. Se beber, não dirija e me ligue. Aproveite o carnaval e use a consciência para poder aproveitar mais carnavais ao longo da vida. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário