sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Efeito Doppler

Boa noite pessoal, suave?
Que volta às aulas dura, não? Não sei vocês, mas a sensação que tenho é que o trânsito está cada vez pior. Aqueles congestionamentos gigantescos. Pior ainda quando vem aquela ambulância atrás com aquela sirene ligada. Quando está atrás de você, é aquele som agudo e quando se afasta, um som mais grave. Espera: se o barulho da sirene é o mesmo, porque que o som fica mais agudo quando a ambulância se aproxima e mais grave quando ela se afasta? É amiguinhos, aí vai mais uma curiosidade que a física pode explicar.
O nome deste fenômeno é Efeito Doppler, e está relacionado em como um observador nota a frequência de um som emitido. Quando uma ambulância se aproxima, as ondas sonoras são comprimidas, aumentando a frequência do som e dando a sensação de que o som está mais agudo. Já quando a ambulância se afasta, os comprimentos das ondas aumentam, diminuindo a frequência do som tornando-o mais grave.  

Isso também ocorre com as buzinas, ruídos dos veículos, e até mesmo com a intensidade luminosa dos faróis. Pena que a física ainda não encontrou uma fórmula para aumentar a paciência e o respeito das pessoas no trânsito. Seria o prêmio Nobel na certa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário